Aulas

Bebidas Brasileiras

Instituto Brasil A Gosto, São Paulo, SP • Brazil
IG
Instituto Brasil a Gosto
(0)
IG
Instituto Brasil a Gosto
Data:
Nenhuma data disponível
Localização:
Instituto Brasil a Gosto
Avenida Liberdade, 654
São Paulo . SP
ver mapa
Política de reembolso

A solicitação de cancelamento pode ser feita até 7 dias corridos após a compra, desde que seja antes de 48 horas da data do evento.

Após esse período, não é permitido realizar reembolso da compra. Apenas em casos de cancelamento do evento.

Caso o grupo não seja confirmado o valor será devolvido integralmente. Em caso de desistência e confirmação do grupo, valor não reembolsável.

Dúvidas?
fale conosco

Cachaça, gim e outros destilados nacionais; Vinhos; Drinques e garrafadas; Cervejas.

Neste novo curso do Instituto Brasil a Gosto, você poderá conhecer melhor (e degustar) diversos tipos de bebidas brasileiras.

O curso será dividido em quatro aulas, cada uma sobre um tema, com uma especialista no assunto. Você poderá adquirir as aulas individualmente ou um combo com desconto para acesso a todas.



AULA 1 | ALÉM DO SHOT: A COMPREENSÃO E DIFERENCIAIS DOS DESTILADOS BRASILEIROS, COM ISADORA BELLO - 7 de junho | 5ª feira . 19:30-22:30

Os destilados produzidos no Brasil ganharam corpo e surpreendem cada dia mais com personalidade e qualidade. Cachaça, tiquira, gim, rum, vodka nacionais fazem nossos ingredientes e nossas madeiras assinaturas de autenticidade.

Ao pensar em destilados, muitas vezes, imaginamos shots tomados sem apreciação. Vamos descobrir formas que elevem os aromas e sabores das bebidas entendendo suas diferenças para, então, usa-las ainda melhor.

O público de bares e restaurantes no exterior vibra com nossos destilados e não é a toa. A compreensão deles sobre spirits é mais ampla, tanto no serviço como no uso como ingrediente. Nosso objetivo é multiplicar esse conhecimento para dar ferramentas de criação de combinações e harmonizações que, mais que valorizar, tragam nossos sabores ao dia a dia do brasileiro.

Vamos aprender como servir e compreender a riqueza das madeiras brasileiras nas cachaças, a riqueza botânica dos nossos gins, a sutileza de nossa vodka e o treme do nosso jambu, além de aplicar em coquetéis de easy mix para fazer de jarra.

O que teremos nesse dia:

- aula sobre destilados brasileiros e serviço

- degustação de cachaça branca

- degustação de cachaça em madeira

- degustação de gim brasileiro

- degustação de vodka brasileira

- degustação de rum brasileiro

- degustação de cachaça com jambu

- preparo e degustação de dois coquetéis coletivos de easy mix

- preparo e degustação de prato utilizando bebida como ingrediente

Isadora Bello Fornari é apaixonada pelos sabores do Brasil, a paulistana é um dos principais nomes da cachaça do país, tem na bebida nacional a conexão com o Brasil e com a terra. Atua em pesquisas sobre madeiras nativas e desenvolvimento do mercado através do serviço de bebidas na RosarioRSR, empresa que fundou com Jean Ponce e no Travessias Brasil, projeto em que atua junto com "o cachacier" Mauricio Maia.

Ministra cursos livres e aulas no SENAC, tem na trajetória em todo Brasil como no Amado, Origem, Aprazível e consultoria especializada à Globosat na primeira série sobre cachaças intitulada Bendita Marvada, além de consultoria de serviço.


AULA 2 | VINHOS BRASILEIROS: HISTÓRIA E DESAFIOS, COM GABI MONTELEONE - 9 de junho | sábado 14:00-17:00

A vitivinicultura no Brasil começou a ser desenvolvida por volta de 1875 com a chegada dos imigrantes italianos ao Rio Grande do Sul.

Faremos uma reflexão sobre esse panorama histórico e o desafio para uma vitivinicultura sustentável e justa no Brasil.

Para tanto abordaremos os seguintes pontos:

- História da Vitivinicultura no Brasil ( Teórico )

- Manejos Agrícolas ( Teórico )

- Técnicas de degustação ( Prático )

- Estilos de Vinificação ( Prático )

- Serviço do Vinho ( Teórico )

No conteúdo teórico, será apresentado o processo imigratório no sul do Brasil e seu legado vitivinícola, as principais variedades de uvas utilizadas para a produção de vinhos no Brasil, os desafios do manejo agrícola no Brasil confrontando técnicas convencionais e técnicas de agricultura orgânica e biodinâmica.

Faremos um painel de degustação prática para entendermos as diferenças entre as dinâmicas de vinificação e os diferentes estios de vinho, e nesse momento abordaremos brevemente temas como compatibilização entre comida e vinho.

Para tanto, 4 rótulos serão degustados.

Ainda como parte do conteúdo teórico teremos a parte de serviço do vinho, onde trataremos de temas como mise em place do vinho, abertura de garrafas, temperaturas de armazenamento e serviço, taças de vinho e seus usos, e algumas técnicas aplicadas para serviço de vinhos em restaurante.

Gabi Monteleone é formada em Gastronomia pela Universidade Anhembi Morumbi, Gabriela Monteleone atua como sommelier profissional há 12 anos, e é certificada pela ABS-SP.

Natural de São Paulo, passou por casas renomadas da capital paulista como Ici Bistro,Pomodori e GERO ( Grupo Fasano ).

Ficou por 4 anos à frente do serviço de vinhos do restaurante D.O.M, e agora se dedica a tudo que envolve educação e formação do mercado, atuando como professora para os profissionais em formação na ABS-SP, e organizando grupos que queiram estudar os aspectos sensoriais e culturais do vinho.

Atua no segmento de assessoria técnica para empresas privadas e consumidores finais.

É colaboradora da Radio Vozes com o programa Saca Rolha no qual compartilha suas experiências no universo do comer e beber.

É Wine Director do Grupo D.O.M. ; além de atender também às chefes de cozinha Bel Coelho ( Restaurante Clandestino ) e Gabriela Barreto ( Chou e Futuro Refeitório ), na elaboração de suas cartas de vinhos e harmonizações de menus.

É certificada pelos órgãos franceses INTERLOIRE e BIVC como AMBASSADRICE OFFICIELLE dos vinhos do Vale do Loire ( FR )

Participa das principais feiras e conferências do mundo do vinho das mais recentes: Millesime Bio ( Marseille | FR ); Renaissence des Apellations ( Angers | FR ); Vini di Vinagnioli ( Copenhagen | DK ).


AULA 3 | DRINQUES E GARRAFADAS, COM NÉLI PEREIRA - 16 de junho | 5ª feira 19:30-22:30

A aula pretende mostrar como ingredientes nacionais tão tradicionais como a carqueja, jurubeba, catuaba, que sempre estiveram imersos em cachaça em botecos pelo Brasil todo e também são usados nas tradicionais garrafadas medicinais, podem ser elementos importantes na coquetelaria atual, adicionando ingredientes e sabores nacionais.

Com técnicas como infusões, macerações e outros métodos – inclusive usados nas próprias garrafadas, os bares podem garantir sabores exclusivos e reduzir custos, ganhando em personalidade. A aula é parte da pesquisa do livro “Das Garrafadas aos Coquetéis Apotecários”, que Néli lança em agosto pela editora Sesi/Tapioca.

Néli Pereira é bartender e consultora de bebidas. Proprietária do Espaço Zebra, em SP, eleito como um dos melhores bares de coquetelaria da cidade e que realiza experiências ligadas à coquetelaria. Já desenvolveu projetos e consultorias para marcas como Campari e Grupo Arpoador, entre outras.

Como jornalista, atuou na imprensa nacional e internacional, entre elas a BBC de Londres e atualmente é colunista de coquetelaria da revista Menu. Mestre em Estudos Culturais Latino Americanos pela University of London, desenvolve pesquisa sobre a identidade cultural brasileira em diversas áreas – inclusive na coquetelaria. Em agosto, lança o livro “Das Garrafadas aos coquetéis apotecários”, pela editora Sesi/Tapioca.


AULA 4 | HARMONIZAÇÃO DE CERVEJAS BRASILEIRAS E EMBUTIDOS, COM CAROLINA ODA - 15 de junho | 6ª feira 19:30-22:30

Para entendermos uma harmonização, é importante compreender, separadamente, os dois lados que serão pareados.

Os caminhos são infinitos e podem ir bem mais além do que a tradicional combinação de salame com um limãozinho espremido em cima e a boa e velha tipo pilsen, feita da casa da vó aos botecos da esquina.

Nesta aula, além de sabores, combinaremos também conhecimento.

A família Pirineus apresenta seus diversos embutidos e Carolina Oda combina com as cervejas.

Serão 5 etapas, entre embutidos frescos, curados e cozidos e rótulos brasileiros, inventivos e complexos.

A Pirineus é uma empresa familiar que produz embutidos artesanais há mais de 50 anos, passando de geração em geração.

Carolina Oda é somelière, foi colunista de bebidas no caderno "Paladar", do jornal O Estado de São Paulo, e realizou jantares harmonizados com alguns dos melhores chefs e restaurantes do Brasil, como DOM, Jun Sakamoto e Remanso do Bosque; é professora de serviço e harmonização no curso de cerveja do Science of Beer e consultora para implantação de negócios, serviço de sala e de bebidas, trabalhando sempre em prol da valorização e capacitação de tudo que existe do lado de cá do balcão da cozinha.

Data:
Nenhuma data disponível
Localização:
Instituto Brasil a Gosto
Avenida Liberdade, 654
São Paulo . SP
ver mapa
Política de reembolso

A solicitação de cancelamento pode ser feita até 7 dias corridos após a compra, desde que seja antes de 48 horas da data do evento.

Após esse período, não é permitido realizar reembolso da compra. Apenas em casos de cancelamento do evento.

Caso o grupo não seja confirmado o valor será devolvido integralmente. Em caso de desistência e confirmação do grupo, valor não reembolsável.

Dúvidas?
fale conosco

Localização

Parceria

Seja um parceiro foodpass

Temos as ferramentas certas para potencializar a performance do seu evento. Juntos, engrandecemos o mercado e somos mais fortes!

Comunidade

O que anda rolando no nosso Instagram